Concurso INSS 2018/2019: Pedido de novo concurso para 7.850 vagas tem avanço

SOLICITAÇÃO DE CONCURSO DO INNS É ANALISADA PELO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO; EDITAL PODE SAIR EM 2018

O pedido para a realização do novo concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSS) continua avançando no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG).
Atualmente, o processo está em análise na Divisão de Concursos Públicos do ministério, desde o dia 13 de março.
Vale lembrar que o próprio presidente do órgão, Francisco Paulo Soares Lopes, já reiterou a solicitação de novos servidores junto ao Planejamento.
O pedido do concurso INSS 2018/2019 foi encaminhado no final do ano passado ao MPDG. No documento foi requerido o preenchimento de um total de 16.548 oportunidades.
Das vagas solicitadas, pelo menos 7.580 são para a abertura de novo concurso público a partir de 2018. Destas chances, 3.941 são para técnico (área meio), 1.493 para analista (diversas formações) e 2.146 para perito.
Consta na nota técnica enviada pelo INSS ao Planejamento que as demais ofertas são para as seguintes situações: 2.644 vagas para os excedentes da seleção vigente (2.114 para técnico e 530 para analista) e 6.324 que podem ser tanto para o atual processo seletivo quanto para o novo certame (6.160 para técnico e 164 para analista).
A expectativa é de que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão libere o mais rápido possível a autorização para que o novo concurso do INSSaconteça entre 2018 e 2019.
A solicitação passou por nada menos que quatro setores do Planejamento. Agora, o pleito está sendo analisado pela Divisão de Concursos Públicos da pasta. Além disso, a operação foi alterado de nível de acesso geral para público.

Apostila - TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL - Apostila Preparatória INSS

Além dos avanços, uma outra boa notícia veio do Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. De acordo com ele, existe a prioridade de realização de novo concurso do INSS.
Além disso, ele afirmou que o concurso anterior, realizado entre 2015, deverá ser concluído, antes que um novo certame seja autorizado.

Déficit de servidores

Apesar de ter divulgado um concurso em 2015 com 950 vagas, o INSS conta com um déficit de nada menos que 19.221 servidores.
Desse quantitativo, há a carência nos cargos de técnico (12.142), analista (2.299) e perito médico (1.630).
O déficit no órgão ainda pode piorar com os 12.043 servidores que estão em vias de se aposentar. Se isso acontecer, conforme já apontou em auditoria o Tribunal de Contas da União (TCU), o INSS deverá divulgar um novo concurso público para reoxigenar o seu quadro de servidores.
Os dados citados são do balanço divulgado no ano passado pelo Portal Siape Net, da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário